Clareamento Dental

Clareamento Dental

Valorize o seu Sorriso!






O que é

Clareamento Dental?

O clareamento dentário é um dos procedimentos odontológicos estéticos mais procurados atualmente. Apesar de ser um procedimento amplamente indicado, e que, muitas vezes, depende do paciente para que haja evolução, este é um tratamento que deve ser realizado sempre com a supervisão de um cirurgião dentista. Existem diferentes tipos de clareamento dentário: clareamento com moldeira, clareamento em consultório e clareamento pela técnica conjugada.

Por que realizar esse tratamento?
A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento. Existem basicamente dois tipos de clareamento dental:

Clareamento Caseiro:
A maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual utiliza o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que irá supervisionar o tratamento através de visitas periódicas do paciente ao consultório.

Clareamento realizado no consultório:
O dentista irá aplicar sobre os dentes um agente químico oxidante bem mais potente. Durante a aplicação, a gengiva, lábios e bochechas são protegidos de forma que o clareador não provoque queimaduras. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser que intensificarão o clareamento. Dessa forma, o clareamento é realizado em apenas uma sessão.

O que são Facetas de Porcelana ou Lentes de Contato?
Um dos procedimentos mais avançados na estética bucal atual é o uso das facetas de porcelana, consideradas por muitos profissionais como o avanço científico do século na área de odontologia e estética. As facetas de porcelana ou lentes de contato são lâminas confeccionadas em Porcelana ou Resina Composta com cerca de 7 milímetros de espessura (no caso das facetas), que são cimentadas nos dentes incisivos centrais. O objetivo, além de elevar a autoestima e bem-estar dos pacientes, é melhorar a aparência do sorriso.

Por que realizar o tratamento?
As facetas de porcelana influenciam diretamente na harmonização do sorriso de uma pessoa já que podem clarear, corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantas outras indicações.

A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:

 Quanto à necessidade estética
 Melhora da função mastigatória
 Expectativa do paciente
 Integridade da estrutura dentária remanescente
 Durabilidade

Como será feito o tratamento?
O procedimento estético bucal começa com fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso, radiografias, moldagem para confecção de modelos de estudo, onde as modificações são enceradas permitindo a confecção do mockup (prévia de como ficarão os dentes), dos provisórios e das facetas propriamente ditas. O tempo entre o preparo e a colocação das facetas é de uma semana ou duas sessões: uma para preparar os dentes, moldar e fazer os provisórios; outra sessão para a cimentação.


Tipos de Tratamento

Clareamento de Consultório

Esse é um procedimento clareador controlado 100% pelo cirurgião dentista que está conduzindo o caso. Nele, primeiramente é realizada uma deplacagem (remoção da placa bacteriana aderida ao dente), em seguida, é confeccionada uma barreira gengival (com o objetivo de proteger a gengiva) e, então, é aplicado o gel clareador. Durante uma mesma consulta de clareamento no consultório são feitas renovações ou trocas do gel aplicado sobre os dentes. Além disso, no clareamento de consultório é utilizado um gel diferente (e com maior concentração do princípio ativo) do que o indicado no clareamento com moldeira. Normalmente, o resultado final do clareamento de consultório é alcançado após 2 (duas) a 3 (três) sessões de procedimento.

Clareamento com Moldeira

No consultório, é realizada uma moldagem para a confecção, pelo laboratório, de uma moldeira de silicone que se encaixa perfeitamente sobre os dentes. Em casa, o paciente deve aplicar o gel clareador no interior da moldeira e posicioná-la na boca. O uso deve ser realizado conforme a indicação do cirurgião dentista responsável pelo caso. Em geral, após 2 (duas) semanas de uso diário do gel clareador chega-se ao resultado final do tratamento clareador dentário.

Clareamento Conjugado

O clareamento pela técnica conjugada nada mais é do que a associação dos clareamentos com uso de moldeira e de consultório. Mas por combinar as vantagens das duas técnicas pode ser considerado a melhor técnica clareadora dentária disponível, atingindo um resultado rápido e duradouro.





Giovane Furlanetto – Odontologia Especializada

Entre em contato conosco agora

Agende um horário para avaliação e planejamento de seu atendimento.


EMERGENCIAS

(14) 9.9896-8025



AGENDAMENTO

(14) 3621-6108
(14) 3624-5882



Acompanhe nossas atividades, receba e leia dicas e notícias!



© 2019 Furlanetto Odontologia. Todos os direitos reservados | Agência BiG DESiGENERPolítica de Privacidade e Cookies