Como o dentista pode ajudar no tratamento do câncer de cabeça e pescoço?

furlanetto-odontologia-especializada-blog3-2-1200x630.png

ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
O cirurgião dentista pode auxiliar o paciente no tratamento de câncer antes, durante e depois do tratamento da doença.
Dentes estragados e focos infecciosos podem trazer sérios problemas durante os tratamentos, então é importante que os cuidados com a boca comecem antes mesmo do tratamento do câncer. Em alguns casos, pode ser necessário que o dentista confeccione um abridor de boca individualizado para o paciente, ou dispositivos de cera para cobrir sua pele durante as sessões de radioterapia, conforme a indicação do médico radio-oncologista.
Durante o tratamento, é comum aparecerem feridas causadas pela rádio ou pela quimioterapia, chamadas de “mucosite oral”. Essas feridas facilitam o aparecimento de infecções por vírus (a mais comum é herpes, chamado de cobreiro na sabedoria popular), fungos (sapinho) ou bactérias (pus). O cirurgião pode prevenir o aparecimento dessas feridas e trata-las com laserterapia. Pode também diagnosticar o aparecimento de infecções logo no seu início, o que é importante para que sejam adequadamente tratadas.
Após o tratamento do câncer, o paciente sofre mudanças na sua cavidade oral. É comum ficar a sensação de boca seca e as cáries que surgem são mais agressivas. Quando há extração de dentes ou outras cirurgias, há o risco de não acontecer a cicatrização esperadas ou de o osso ficar exposto (osteorradionecrose). Esses problemas podem ser amenizados ou mesmo evitados em parte pelo cuidado e pelas orientações do cirurgião dentista. Por isso, é importante manter o tratamento sempre em dia, com limpeza periódica da boca, tratamento de cáries e de canais, remoção de focos de infecção, orientações atualizadas sobre bochechos e produtos, laserterapia e administração de medicamentos para boca seca.
É também importante trocar as próteses dentárias de tempos em tempos, pois não só elas se desagastam como também nossa boca muda. Além de ajudar na estética do sorriso, as próteses auxiliam na mastigação dos alimentos e na fala.
Nosso objetivo é fazer com que você tenha uma boca saudável e faça desses cuidados um hábito, mesmo após o tratamento. O sorriso bem cuidado melhora a autoestima, o convívio com amigos e familiares e a saúde do corpo inteiro. Procure sempre um profissional de sua confiança e se informe sobre como começar seu tratamento.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato para que possamos te ajudar!