Já pensou que o cigarro pode ser um vilão para a estética dos seus dentes? Confira as recomendações para solucionar esse problema

furlanetto-odontologia-especializada-blog54-1200x630.png

o cigarro é um grande prejudicador para a estética do sorriso. Esse escurecimento ocorre devido a composição do item. A nicotina e o alcatrão são alguns dos responsáveis por esse cenário. No caso da nicotina, por exemplo, ela acaba acumulando-se nas superfícies dos dentes, o que os deixa com a aparência mais escura. Esse composto também contribui para o acúmulo de tártaro acelerado e mau hálito.

COMO O CIGARRO PREJUDICA A SAÚDE BUCAL?
A cavidade bucal é um local com diversos tipos de bactérias que contribuem para a proteção dos dentes. No entanto, a composição do cigarro acaba ressecando a boca, o que impossibilita a ação da saliva de preservar essa parte. Com o ressecamento, diminuem os anticorpos e aumentam as cáries. A gengiva também é outra parte afetada por conta da dificuldade de circulação do sangue. Já no casos dos dentes, eles acabam escurecendo por ficarem sem sua proteção natural, podendo levar até à perda prematura. O cigarro ainda é capaz de causar câncer de boca, que pode levar a amputação, e fazer surgir manchas vermelhas ou brancas indolores. Normalmente, estas aparecem em lugares que são pouco examinados, como a lateral da língua e o assoalho bucal.

AS MANEIRAS DE PREVENIR ESSE ESCURECIMENTO
Primeiramente, é de suma importância que o paciente seja orientado quanto aos diversos malefícios que o vício de fumar pode trazer para sua vida. O hábito pode causar um prejuízo e tanto para a sua saúde bucal como para a saúde em geral. Além disso, caso seja necessário, o profissional deve orientá-lo a buscar um especialista para dar um fim à dependência. Para completar, o indivíduo precisa redobrar a atenção durante a higienização bucal e manter as visitas regulares ao consultório do dentista.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS INDICADOS PARA CLAREAR OS DENTES NESSA CONDIÇÃO?
Existem algumas maneiras de devolver a cor normal dos dentes e solucionar a aparência escura. Saiba alguns dos possíveis tratamentos. O clareamento a laser, por exemplo, é responsável por revestir o dente com uma solução de peróxido e expor este a luzes fortes. Pode indicar junto um clareamento caseiro ou domiciliar, que deve ser seguido diariamente por um tempo determinado. Pode pedir para que o paciente evite o consumo de alguns alimentos como coca-cola, vinho, café, inclusive o cigarro, durante o tratamento. O uso de cremes dentais que contribuam para o clareamento e produtos de gargarejo podem ajudar. E é muito importante manter uma boa higiene bucal diariamente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

Entre em contato para que possamos te ajudar!

Furlanetto Odontologia Especializada
14 | 3621-6108 – 3624-5882
14 | 99896-8025 WhatsApp





Giovane Furlanetto – Odontologia Especializada

Entre em contato conosco agora

Agende um horário para avaliação e planejamento de seu atendimento.


EMERGENCIAS

(14) 9.9896-8025



AGENDAMENTO

(14) 3621-6108
(14) 3624-5882



Acompanhe nossas atividades, receba e leia dicas e notícias!



© 2019 Furlanetto Odontologia. Todos os direitos reservados | Agência BiG DESiGENERPolítica de Privacidade e Cookies