Odontologia Oncológica

Valorize o seu Sorriso!

Odontologia Oncológica?

A odontologia na oncologia está voltada essencialmente para o câncer de cabeça e pescoço, entretanto o seu papel pode e deve ser muito mais abrangente. Pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico, independente do tipo de câncer, necessitam de cuidados e atenção especial da cavidade oral, devido principalmente a imunossupressão, que os torna mais suscetíveis a doenças infecciosas.

Existem casos em que os pacientes podem fazer uso de medicações, como bifosfonatos, indicado geralmente para tratamento de metástase óssea.  Esta classe de medicamentos tem sido relacionada à osteonecrose dos maxilares, principalmente nos casos de extrações dentárias. Pacientes usuários deste tipo de medicação exigem abordagem e acompanhamento odontológicos adequados.

Outra atuação significativa da odontologia é no transplante de medula óssea (TMO):

• Pré transplante, eliminação de focos infecciosos.
  • Trans e pós transplante, prevenção e tratamento das complicações orais inerentes ao TMO.

O papel da odontologia em pacientes com câncer na região de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia já está bem estabelecido. A radiação age essencialmente sobre as células tumorais, porém células sadias subjacentes acabam sendo afetadas. Dentre os principais efeitos colaterais da radioterapia na região de cabeça e pescoço destacam-se: xerostomia, mucosite oral, cárie de radiação, trismo e uma das piores sequelas que é a osteorradionecrose, porém com os avanços da tecnologia, tem sido menos frequente. O profissional deve estar preparado para prevenir, identificar e tratar esses efeitos e complicações. Para isso é necessário conhecimento acerca destes efeitos, do tipo de tratamento oncológico ao qual o paciente foi submetido, do estado de saúde geral e do perfil do paciente.

Conforme descrito acima, a abrangência da odontologia na oncologia é enorme. Cada vez mais, se faz necessária a capacitação de odontólogos para prevenção e manejo destes pacientes.